top of page

Terapia de Casal

terapia-de-casal-1511286719262_v2_1920x1280.jpg
1443004710.jpg

Se os conflitos começam a fazer parte da rotina, danificando a relação de amizade e a confiança entre o casal, fazendo com que o relacionamento esteja numa fase crítica onde o casal raramente consegue resolver os problemas entre si e acabam se magoando, a terapia de casal entra como uma alternativa em busca da melhora da relação.

 

A terapia de casal é uma modalidade de psicoterapia voltada para atender casais em conflito, promovendo uma boa convivência entre eles e qualidade de vida a longo prazo.

 

Ela é conduzida por um psicólogo da mesma forma que a terapia individual, porém, neste caso, o casal participa das sessões em conjunto.

 

Os cônjuges apresentam os problemas ao profissional e, ao longo das consultas, eles conversam sobre as questões incômodas do relacionamento.

 

Embora no começo o diálogo possa ser estranho por envolver uma terceira pessoa até então desconhecida, o casal se acostuma com a dinâmica da terapia com o tempo.

 

A terapia de casal apresenta muitos benefícios para todos os casais, aqueles com ou sem filhos, jovens ou com idade avançada, casados ou não, há um espaço para todos.

 

Quando o casal sabe exatamente quando deve procurar a terapia de casal, a probabilidade de um relacionamento turbulento ser salvo é muito maior. Mas embora a salvação seja o objetivo da terapia, nem sempre é possível recuperar o vínculo afetivo entre o casal. Ao longo das sessões, após inúmeros desabafos e concessões, os cônjuges podem descobrir que o melhor caminho para a saúde mental e a felicidade de ambos (e da família) é a separação.

 

Com a mediação de um psicólogo fica mais fácil falar sobre os incômodos na relação sem incentivar brigas e criar climas pesados que permanecem por dias. Na sessão, o casal possui a oportunidade de expressar abertamente os seus sentimentos, dúvidas, anseios e expectativas na terapia e apontar comportamentos que desgostam um no outro para tentar encontrar um consenso.

 

Embora não seja possível modificar completamente a personalidade de outra pessoa, é possível conversar e fazer acordos para que determinadas atitudes não sejam repetidas com tanta frequência e hábitos nocivos sejam gradualmente substituídos por hábitos bons.

 

Do mesmo modo, o psicólogo ajuda os casais a compreenderem o comportamento um do outro. Um profissional neutro e sem apego emocional consegue identificar os porquês por trás de padrões comportamentais e de pensamento e explicá-los para o casal.

 

Deste modo, o casal compreende a forma como o outro expressa amor, lida com situações de estresse e administra os seus sentimentos.

 

Todos esses esforços resultam na mudança de perspectiva sobre o parceiro e o relacionamento em si, os quais tendem a ser os objetivos principais da psicoterapia.

 

O casal passa a ver o melhor um no outro em vez de procurar falhas e remoer implicâncias.

 

Além da busca da reconstrução da relação, um casal pode procurar a terapia em qualquer momento de seu relacionamento. Não só por conflitos, mas também antes de tomar uma grande decisão ou de uma mudança súbita acontecer.


 

  • Casais divorciados ou em processo de divórcio também podem procurar a terapia de casal.

 

Como a separação costuma ser complicada para os parceiros e os filhos, os ex-cônjuges podem fazer terapia para amenizar a situação, não nutrir sentimentos negativos um pelo outro e entrar em acordo sobre a educação dos filhos e questões legais.

 

A vontade de brigar pode surgir durante as consultas, mas, com a supervisão do psicólogo, o casal consegue resistir à tentação de retomar velhos hábitos e seguir dialogando.

Dúvidas? Fale comigo.

  • Whatsapp
  • Instagram
Conversar pelo WhatsApp
bottom of page